Rg9.org - A casa do representante comercial.






O que é merchandising:

O que realmente pode ser entendido como merchandising?

Originalmente, o termo merchandising pode ser definido como: Ação promocional realizada no ponto de venda, com fim de promover a venda do produto e conhecimento da marca.

Esta ação pode e deve utilizar-se de ferramentas. Em um supermercado, por exemplo, podemos utilizar banners, faixas de gôndola, stoppers etc. A arrumação dos produtos nas prateleiras (gôndolas) deve sempre obedecer a regras para melhorar a visualização e facilitar o acesso dos consumidores aos produtos. Os lugares nobres de um supermercado são as frentes dos caixas (check out), pontas de gôndolas e ilhas. Mesmo em seu espaço normal de exposição, ou seja nas gôndolas, devemos dar preferência por organizar os produtos de mesma marca e fabricante em módulos, agrupando-os. Produtos para adultos na altura dos alhos e infantis mais abaixo, para facilitar o acesso e principalmente a compra. Consideramos pontos extras como sendo todo e qualquer local de exposição e venda além do delimitado na seção e gôndola do produto. Bons exemplos de pontos extras são os já citados pontos nobres do mercado (check out, pontas de gôndolas etc). Também podemos considerar ponto extra a exposição junto a produtos de consumo complementar, salgadinhos e "snacks" na seção de bebidas por exemplo. O profissional de merchandising deve ter em mente a importância de seu trabalho, muitos autores afirmam que cerca de 80% das compras são decididas no ponto de venda.

Em uma exposição ou feira em que expomos nosso produto ao público consumidor mas não realizamos a venda, não estamos fazendo merchandising e sim um trabalho de fortalecimento de imagem ou seja um trabalho de relações públicas. O sorteio ou concurso realizado com cupons obtidos em troca de selos que vem nos produtos, por exemplo, é uma ação de promoção de vendas, caso esta ação seja realizada no ponto de venda teremos uma ação de promoção de vendas e merchandising.

E o merchandising realizado nas novelas?

Inicialmente era errado afirmar que a publicidade introduzida na parte editorial de um jornal, novela ou filme era merchandising. O nome real deste tipo de ação promocional é inserção mecânica, “Tie-In” etc. Mas como sabemos quem manda é o mercado e para não contrariar o mercado foi cunhado o termo: “merchandising editorial”.

O merchandising editorial se diferencia da propaganda, ou melhor da publicidade, por ser veiculado na parte editorial. Os espaços editoriais, ou seja dentro do conteúdo do programa e não na parte publicitária, são bem mais nobres e caros justamente por oferecer à mensagem maior credibilidade e menor resistência por parte do receptor.

 

Espaço livre, comentários:

Enviar Comentário.